NoSQL no Windows Phone já!

Com o release da versão Mango agora temos a versao Compact do SQL Server no Windows Phone, porém, ela é acessada somente via LINQ to SQL (L2S). Em 2008 (veja link) a MS desencorajou o uso L2S, e quem continuou usando sentiu dificuldades na pele, principalmente aqueles que quiseram aplicar uma abordagem OO a um produto que não tinha esse objeto, seu propósito era apenas de colocar uma camada de objetos espelho à estrutura de um banco de dados existente. Criar um domínio de objetos dessa maneira pra mim não é o ideal. Sou do partido DDD (veja link). Aí num belo dia fui ver os tutoriais da Microsoft e me deparo com este How to: Create a Basic Local Database Application for Windows Phone. Confesso que não gostei do uso do L2S, aqueles atributos nas classes me incomodaram… e ainda o uso do LINQ para consulta tem algumas limitações

Bem, eu refiz esse exemplo usando MVVM, e usei um banco muito simples, mas funcional, prático e o melhor, aceita uma classe como estrutura para suas tabelas, o Windows Phone 7 database, não precisei de atributos, apenas mando salvar um objeto meu e pronto.

Então hoje (somente hoje) descobri que o db4o tem suporte ao Silverlight e ao Windows Phone, agora temos um banco OO verdadeiro, leve, enxuto, que só precisa de suas classes de domínio e nada mais pra funcionar, e ah! tem suporte ao LINQ to Objects.

Afinal de contas, será que precisamos do “peso” do SQL Server Compact pra manter dados mínimos (uma aplicação móvel mantém um estado mínimo…)? Outra coisa, alguém já tentou ver o quanto de memória ele consome?

 

Esse post foi publicado em Windows Phone. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s