Salvação

Este blog sempre falou de tecnologia, mas seu tema é tecnologia e vida.

Recentemente minha esposa apareceu com um escapulário. Curioso, fui pesquisar sobre o assunto já que não sou católico. Já aviso que vou apenas comparar o que determinada doutrina diz e o que os apóstolos, inspirados pelo Espírito, ensinaram.

Pesquisando encontrei este link:

Basilica do Carmo

No link acima é dito de sua origem:

Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

Em outro texto (MontFort) achei isto:

“O privilégio Sabatino segundo a tradição refere-se à uma visão que o Papa João XXII teria tido da Virgem do Carmo. O Papa João XXII por intermédio de uma bula de 03/03/1322, concedia então, libertação do purgatório no primeiro sábado (isto é, o mais rápido possível) após a morte, à aqueles que morressem com o Escapulário do Carmo. Os privilégios que acompanham o Escapulário do Carmo são:

1- Quem morrer com o Santo Escapulário do Carmo não padecerá o fogo do inferno;

2- A Virgem do Carmo livrará o quanto antes, principalmente no sábado depois da morte, à quantos forem ao purgatório morrendo com o Escapulário;

3- O Escapulário do Carmo é salvação em todos os perigos, pela Virgem Santíssima do Carmo;

4- Cada vez que se beija o Escapulário, ganham – se 500 dias de indulgência;

5- O Escapulário é sinal de irmandade da Virgem Maria;

6- O Escapulário do Carmo é sinal de paz e do pacto sempre terno de concórdia, garantido por Maria Santíssima;

7- O Escapulário é sinal de salvação, pela Virgem Maria;

8- O Escapulário do Carmo está enriquecido pela Igreja com inúmeras indulgências;

9- O Escapulário do Carmo é um meio simples e prático de honrar à Virgem Maria;

10- O Escapulário do Carmo é garantia de preservação da fé e da firmeza na devoção à Virgem Maria, devoção que por sua vez é sinal de predestinação.”

Bem, ao ler a Bíblia (seja a versão católica ou não) temos um promessa do próprio Deus: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  (João 3:16)”.  Se eu crer em Jesus, estou salvo. Preciso ter uma “confirmação” da promessa de Deus? O Apóstolo Pedro também disse, cheio do Espírito Santo, que Jesus é o único salvador, e que em nenhum outro nome existe salvação, leia Atos capítulo 4 verso 12.

Veja mais isto: “Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo,que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêm em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens. (Tito cap. 3, versos 3 a 8)”.

Por todo novo testamento a mensagem dos apóstolos foi: O sacrifício de Jesus nos garante a Salvação, se crermos e o seguirmos. E tem mais, o Apóstolo Paulo diz em Romanos capítulo 8 versos 1 e 2: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Ora, se em Cristo (seu sangue sobre mim), não há condenação sobre a mim, não vou pra nenhum purgatório. Já que somo justificados pela graça, e não pelos nossos atos (fazer por merecer). Mas mesmo assim se eu pecar, eu tenho quem me defender, veja Romanos 8:34 “Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;”

E durante a minha caminhada nesta terra, quem me ajudará? Leia agora Romanos 8:36: “Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” O Espírito Santo de Deus GEME em nosso favor diante de Deus!

E se você pecar, sabe quem vai rogar por você? Quem vai pedir em seu favor diante de Deus? Jesus! Veja o livro de  1 João capítulo 2 verso 1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Deus enviou o Espírito Santo para ficar no lugar de Jesus, e ser nosso auxiliador, ninguém mais tem essa tarefa. Em João capítulo 14 versos 16 e 17 Jesus diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.   a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” E continuando Ele diz no verso 26: “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.”

Sobre proteção diária, tenho uma promessa lá em Salmos 34:7 “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” E em Hebreus Capítulo 13, versos  5 e 6: “Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei. De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”

Sobre a Paz, Jesus é nossa paz, Efésios capítulo 2 versos 13 2 14: “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade”. E se você está em Jesus, o Espírito Santo está em você e essa paz fará parte de você, pois  ela é um dos frutos do Espírito: Gálatas capítulo 5 versos 22 e 23:  “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” Se você não estiver no Espírito, você não terá Paz e nem transmitirá Paz.

Em Filipenses capítulo 4 versos 6 e 7 também diz para não ficarmos preocupados, mas apresentar nossas aflições à Deus. E Sua paz  nos encherá. Veja: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;  e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. “

Todo o ensinamento contido no novo testamento diz que temos Deus, Jesus e o Espírito Santo cuidando de nós. E somente um pode te ajudar a chegar ao único Deus, Jesus:  “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,  o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo; “ 1 Timóteo capítulo 2 verso 5 e 6.

Alguns podem não dar crédito ao que escrevi aqui, achando que essas palavras não “podem ser usadas assim”, mas em 2 Timóteo capítulo 3 versos 15 e 16 diz: “e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”.

Por fim, a Graça do Senhor me basta (2 Coríntios 12:9). E para você?

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s