ComicReader X v1.0, mais do que um utilitário

 

Deixa-me contar um pouco da minha história. Sou desenvolvedor Delphi há mais de 8 anos, lembro-me quando um amigo apresentou-me 3 ou 4 disquetes contendo a instalação do Delphi 1.

Ao vê-lo funcionando, nossa, foi paixão à primeira vista. Anteriormente eu desenvolvia em Clipper (lembram dele?) e no curso técnico que fiz na época desenvolvi alguns pequenos projetos em COBOL.

Desde então não deixei o Delphi. Nessa mesma época conheci também o VB, porém sua sintaxe não me agradou (até hoje não me agrada). Em 2000 comecei a cursar a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC , na cidade de Taquaritinga. Conheci ótimos professores, fiz grandes amizades, bons tempos. Durante a faculdade descobri o projeto .NET da Microsoft e toda sua extensão proposta na época. Cada dia que lia sobre o assunto mais interesse se despertava em mim. Porém, profissionalmente eu ainda estava envolvido com o Delphi.

Chegou então a hora de definir os temas para a monografia, não minha, eu ainda tinha 1 semestre para me preocupar com isso, porém para uma turma anterior essa era a hora. Foi aí que conheci então a minha esposa. Eu resido em uma cidade próxima à Taquaritinga, Jaboticabal. Diariamente pegávamos um ônibus de estudantes para irmos à faculdade e durante a volta existia um grupo de pessoas que só falavam de computação – eu estava no meio deles. Então essa garota perguntou-me se eu tinha alguma idéia a respeito de temas para a monografia. Como no momento eu respirava .NET, naquela noite expliquei-lhe o assunto e disse, mostre o .NET!

Isso me faz pensar que o .NET está envolvido com a criação da minha família hehehe. De lá pra cá ainda continuo trabalhando com o Delphi, não mais por paixão – meus leitores Delphi que me desculpem, Delphi é uma ótima ferramenta win32, mas eu pessoalmente gostaria de passar para um ambiente gerenciado – mas por necessidade mesmo, é o meu trabalho. Com isso o .NET e o C# ficam comigo nas horas vagas. Pra que entendam minha situação, imagine a situação de um homem casado que possui uma amante, segundo ele, as melhores horas do seu dia são quando está com sua amante, assim sou eu com o C# e todo o framework .NET.

Bem, escrevi tudo isso para dizer que gosto do .NET e isso me levou e leva a estudá-lo, mesmo que com certos empecilhos. E uma prova de que mesmo com pouco tempo conseguimos bons resultados está aí meu primeiro utilitário feito em .NET, utilizando WPF. Hoje quero iniciar uma mini série de posts sobre o que aprendi ao fazer o ComicReader X, o que me deixou surpreso e o que me deixou desapontado.

Esse post foi publicado em ComicReader X. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

