ComicReader X – Parte 1. O que é o ComicReader X?

Essencialmente ele é um leitor de arquivos CBR. Para quem não conhece, um arquivo CBR na prática é um arquivo RAR com a extensão trocada para CBR. A diferença fica em seu conteúdo. Um arquivo CBR deve conter apenas imagens. Esse tipo de arquivo é muito comum no mundo das HQs, onde quem coleciona acaba digitalizando e colocando nesse formato. Também desenhistas independentes distribuem suas obras nesse formato.

Dessa forma então, o ComicReader X abre esses arquivos, descompacta essas imagens e permite a visualização de seu conteúdo.

Desenvolvimento

A idéia nesse projeto particular era unir o útil ao agradável, tanto para quem vai utilizá-lo quanto pra mim. Pro usuário final o útil é o conjunto de recursos do projeto e o agradável é a experiência visual que ele pode ter. Pra mim útil e agradável se misturaram um pouco porque utilizar o Blend, WPF, VS 2008 e C# é o que gosto e é muito útil!

Antes de colocar as mãos na massa nesse projeto li muito sobre XAML e WPF, uma boa fonte de referências é o site WWW.codeproject.com. Vou disponibilizar os fontes do projeto porém quero já avisar que este foi um projeto de aprendizado, ou seja, me prendi inicialmente em como fazer o que eu queria sem me preocupar tanto com arquitetura, etc. Ou seja, para quem sabe mais do que eu, o código pode não estar “bonito”. E aqui já lanço uma proposta, se eu tiver aí um retorno positivo da comunidade posso colocar o projeto no CodePlex e juntos irmos melhorando gradativamente o ComicReader X.

Os fontes podem baixar os fontes aqui porém será necessário o VS2008, já que esse é um projeto WPF 3.5.

Esse post foi publicado em ComicReader X. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário