Alt.Net

Tenho visto aí na "internê" o termo Alt.Net aparecer bastante. Resolvi então dar uma atenção e ler um pouco sobre isso. Quero colocar aqui em algumas palavras o que é isso… seja vc programador .NET ou Delphi (ainda sou programador Delphi na maior parte do tempo)

Jeff Palermo clarifica as coisas pra todos  em seu blog sobre o que venha a ser Alt.Net. Em resumo não existe um "é isso", mas a comunidade aponta alguns princípios que são animadores:

  • Agilidade. Este é um dos focos da Alt.Net. Utilizar metodologias ágeis
  • Excelência e qualidade. Não basta desenvolver software, ele deve ser bem feito.
  • Fornecedores Alternativos. Este principio deles me chamou a atenção. Para alcançar a excelência e qualidade acima citados, eles vão utilizar sim software de terceiros, como por exemplo Nhibernate. Não são contra isso, porque há quem acredite, conforme eles dizem, que desenvolver usando a plataforma da Microsoft significa que só se pode usar soluções da Microsoft. O que é ressaltado é que a comunidade .NET é grande, e contém projetos de qualidade como o já citado Nhibernate… então porque não utilizar ? Contudo a Alt.Net afirma que não é sinônimo de open-source. Mas só o fato de abrirem os olhos para o  que já existe de bom e não reinventar produtos com a logo Microsoft já é ótimo.
  • Conhecimento. Reconhecem que não tem como saber tudo o que se precisa saber, mas estarão ligados em outras comunidades, como Java e Ruby pra poder aplicadar no .NET as boas idéias que surgem por lá. Humildade, isso é ótimo !

Vejam agora alguns conselhos práticos deles:

  • Leia artigos de outros autores como Fowler, Martin, Evans, eles têm muito conhecimento a compartilhar
  • Utilize o Resharper.  Mas se alguém fornecer algo melhor que ele, reconsidere.
  • Use NUnit  ao invés do MSTest,  Subversion ao invés do TFS SCC,  Infragistics/Telerik ao invés dos controles "in-the-box".   Use NHibernate ao invés de stored procedures e especialmente ao invés do conjunto DataAdapter/DataSet, mas se o EntityFramework provar ser superior ao NHibernate em uma maneira significante, considere seu uso.
  • Pense na arquitetura do seu software e seja responsável. Não coloque tudo no Page_Load, como é mostrado nos eventos do MSDN. Use conhecimento para criar um aplicação que permaneça ao teste do tempo e não precise ser reescrita a cada 2 anos. Entregue ao seu cliente qualidade e excelência.
  • Automatize tarefas repetitivas, como builds, testes, distribuição, etc.

Ao meu ver essa Alt.Net vai fazer uma revolução entre os desenvolvedores .Net. Seus princípios são "sábios", estão com pé no chão mesmo. Isso é ótimo porque pode levar a comunidade .NET a dar um passo na "evolução", abrir mentes para que se veja o que está ao redor, fazer o povo pensar realmente e não simplesmete tomar uma solução como verdade única. Um exemplo disso é a utilização de stored procedures para se implementar as regras de negócio… tudo justificado pela necessidade de um "desempenho" melhor… Não é porque se mostra em um evento essa implementação que ela é a melhor… não podemos fechar os olhos para isso.

Pode até parecer que eles são "anti-Microsoft", mas muito pelo contrário, eles querem elevar o nivel de qualidade do framework e de seus utilizadores. E para alcançarem isso… muito conhecimento será compartilhado 🙂

E pra começar… neste link já se pode baixar alguns vídeos e apresentações da conferência Alt.NET realizada em Austin, TX – USA.

Agora vou deixar aqui uma observação minha, como programador Delphi que ainda sou.  Estou com "inveja". Nunca vi um movimento como esses em toda história do Delphi. Será que a CodeGear não vai abrir os olhos pra isso, e investir mais em melhorar as qualidades dos seus usuários, fazendo-os pensar mais em arquitetura ao inves de "arrastar-clicar e pronto" ? Temas como MVC, MVP ou até mesmo ORM nunca tiveram uma atenção visivel por parte  da empresa mantenedora do Delphi, seja Borland ou CodeGear.  Me surpreendeu que na próxima Borcon a se realizar nos dias 29,30 e 31 de Novembro o tema mapeamento relacional será abordado…. quem sabe pelo menos aqui no Brasil a comunidade Delphi se desperte para o futuro….

Esse post foi publicado em Arquitetura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s