Projeto MinhaClínica – parte 1

O sistema MinhaClínica será simples, visto que as necessidades apontadas pelo cliente são simples. Não vamos aqui cair na bobeira de fazer muita coisa além do que o usuário pediu.  Segundo ele o sistema deve ser simples mesmo e para isso deve controlar apenas:

  • Ficha dos pacientes
  • Histórico de atendimentos dos pacientes

Deve ofecerer a impressão desses históricos mais fichas e fornecer uma maneira de se exportar essa ficha no formato PDF. Álém disso, deve permitir também a emissão de receituário.

Por Onde Começar ?

Quem está aconstumado a utilizar o desenvolvimento procedural ( muito utilizado por programadores Delphi – eu sou programador delphi) cm certeza já está pensando no Banco de Dados.  Como vamos utilizar orientação a objetos com o auxilio do NHibernate não vou me preocupar agora com o banco de dados. Vou sim manter o foco no negócio em si. E levando isso em conta, cheguei ao seguinte diagrama de classes (estou omitindo aqui casos de uso, papeis de entrevistas apenas para dinamizar a apresentação do projeto)

dominio

Clique na imagem para visualizar

Se vamos colocar nossas regras de negócio e entidades em classes é indicado que o o banco de dados seja adaptado ao modelo de classes e não o inverso, para que uma maior flexibilidade seja alcançada. Contudo, nada impede  que se faça o contrário, visto que o NHibernate oferece suporte para tal abordagem. Se quiser saber mais sobre o assunto, leia alguns dos livros da minha lista…

Nós vamos colocar essas classes em um assembly separadado visando o desenvolvimento em camadas lógicas para faciliar depois a testabilidade. No próximo post vou falar mais sobre divisão em camadas de uma aplicação. Até mais.

Esse post foi publicado em Não categorizado. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s