Você é um “mecânico de software” ?

Acabei de ler um post no blog do Oren Eini, mais conhecido por Ayende, onde ele discute uma situação interessante.  A existência de programadores/desenvolvedores que preferem devorar tecnologia ao invés de entender como solucionar um problema da melhor forma.

Infelizmente a grande maioria se gaba em dizer "eu trabalho com Delphi há anos", ou "uso WPF" e por aí, mas qdo vc pergunta pra pessoa se ela conhece "IoC" ou "MVP" ou mais simples, algo sobre o conceito de "Repository, DAO e ORM" a pessoa fica com cara como se vc estivesse falando  japonês.

Não quero dizer que vc não tem que conhecer bem alguma tecnologia, o que quero apresentar é que isso não é tudo. Investir em entender como se elaborar um bom design de software é muito melhor porque aí sim vc poderá aplicar uma determinada tecnologia de forma eficiente.

Uma das causas para os fracassos no desenvolvimento de software que várias empresas enfrentam está no fato de que muitas procuram profissionais que sabem a tecnologia X, Y, Z e não se preocupam em saber se eles sabem resolver da melhor forma um determinado problema. Bem, esse é o mundo do negócios né… é mais barato um "mecânico" de software do que um  "engenheiro" de software.

Até mais

Esse post foi publicado em Arquitetura. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Você é um “mecânico de software” ?

  1. Samir disse:

    Isso já não é de hoje, eu também me deparo com pessoas que não conhecem esses termos, DAO, Facade, ORM, Model View Controller, enfim…mas acho que isso é um mal do desenvolvedor que só sabe usar a ***** chamada Micro$oft…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s