Porque a Microsoft desenvolveu o WPF ?

Ontem eu assisti um webcast de Ian Griffiths onde ela aponta alguns fatos interessantes sobre a decisão de se desenvolver o WPF. Vou colocar aqui um resumo do que achei interessante….
 
  • A tecnologia evoluiu ao longo de 20 anos….Realmente, nós nao levamos que se passaram 20 anos desde de o primeiro windows e até então a base (idéia) para todas a versão do windows não havia mudado até a chegada do Vista. Veja figura TimeLine.
  • As placas de vídeo evoluiram. O windows nunca aproveitou realmente o poder de processamento das placas de vídeo atuais, que acabavam sendo utilizadas para o pessoal de design e jogos. Agora o Vista  e WPF utilizam o poder de processamento oferecidos pelas placas, liberando assim o poder da CPU principal pra executar realmente o processamento principal da aplicação.
  • Os monitores também evoluiram. Temos hoje monitores de até 20" !!! Imagine que resolução chega esse monitor ! Até o Vista e o WPF o Windows não estava preparado para alta resolução, visto que como a área de trabalho aumenta, o caminho a ser percorrido pelo mouse de um ponto ao outro da tela é muito maior. O WPF resolve esse assunto por náo é mais baseado em pixels… ele permite um escalonamento visual dos objetos 🙂
  • O usuário também evoluiu !  Isso mesmo, antigamente o usuário se contentava com uma tela preta e caracteres brancos… hoje com todos os recursos disponíveis ele exibe uma aparência melhor para o software que vai utilizar.

 

Agora alguns pontos técnicos sobre o WPF também foram apresentados:

  • O WPF veio para integrar Video, Animação, Efeitos 3D e Texto, seja na Web ou no desktop
  • Para criar seus gráficos, efeitos, o processador da placa de vídeo é utilizado e não mais o processador da CPU. Isso é uma vantagem e tanto.
  • O XAML foi criado para facilitar que outras ferramentas criem conteúdo WPF. Ou seja, ao estudar WPF não se prenda tanto ao XAML, tudo que vc com ele vc pode fazer em código.
  • Não é baseado em pixel. Os controles WPF não se restringem à resolução, vc não determina "quantos pixels" um botão terá e sim determina seu tamanho e pronto.
  • É baseado em composição. Chega de "ownerdraw", onde vc tem a responsabilidade controlar o desenho do componente. No WPF vc pode inserir controles dentro de controles, compondo um novo.
  • A aparência foi separada da lógica. Quando criamos um controle em WPF ele não tem "aparência" e sim eventos e propriedades de comportamento. A aparência de um controle pode ser determinada através de Templates. Um template pode ser aplicado a diversos controles.
  • É possível criar até template para databinding. São os chamados Data Templates que determinam como que uma fonte de dados será exibida.

Legal né… não vejo a hora de começar a brincar com isso 🙂

Até mais

 

 

 

Esse post foi publicado em WPF. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s